QUEM SOU?

Bem vindo a este portal meu caro visitante! Este é um trabalho desenvolvido com muita dedicação, amor e carinho para você que é descendente de italianos e amante da cultura italiana. Eu sou descendente de italianos imigrados para o Brasil, simplesmente um jovem que, por amor à Itália, estou buscando as raízes e resgatando a história, pois o chamado do sangue italiano é muito forte em mim. Embora eu tenha nascido no Brasil, amo a Itália como minha terra de origem e aprendi a dar valor as minhas raízes e a não esquecer o esforço e o sacrifício dos meus antepassados, que deixarem a Itália em busca de condições de vida melhor para eles e suas famílias. Fui criado e educado ouvindo as histórias dos meus avós, que me contavam sobre as dificuldades vividas por eles no passado e pelos pais deles na época em que chegaram no Brasil. Falavam-me sobre a mãe Itália, que seus pais e muitos outros italianos deixaram para trás na busca de condições de vida melhor, embarcando em navios com destino à América.

Acredito que é preciso preservar o passado para aprender a viver no futuro. Preservar a história dos nossos antepassados não é apenas cuidar do que nos foi deixado como herança, também é uma necessidade, porque nosso futuro ainda depende do nosso passado. Nossos antepassados, além de deixar uma vasta herança cultural, também nos deixaram o amor pela Itália e o direito de retomar o vinculo legal com o Estado italiano: a cidadania italiana. Eles vieram para o Brasil com o objetivo de ganhar a vida e depois mais tarde voltar para a Itália e ajudar seus entes queridos, infelizmente não é mais possível realizar o sonho deles, é por isso que considero muito importante poder ajudar os descendentes que dão valor as suas origens a encontrar suas raízes, escrever a história de suas famílias e a conseguir o reconhecimento da Itália.

O sacrifício e a bravura dos imigrantes não podem se perder no tempo e é precisa ser registrado e contado, porque eles nos deixaram exemplo de vida e determinação. Em honra à memória deles ao sacrifício que fizeram e à coragem que demonstraram, sobretudo para se manterem italianos, busco através deste trabalho: preservar, resgatar, lutar, divulgar e contar a história desta brava gente italiana de Santa Catarina, mostrar que ainda “somos italianos” e que somos cidadãos dignos do nosso sangue, dignos de ser tratados com respeito e dignidade e que buscamos ter nossa identidade com a Itália. Nossos pobres avós, bisavós e trisavôs precisaram abandonar sua querida Itália para poder sobreviver, deixando tudo para trás, não posso permitir que o esforço realizado pelos meus antepassados e por tantos outros italianos se perca no tempo. Penso que é preciso dar valor as nossas raízes, por causa dos nossos antepassados, que tiveram a coragem de deixar seus queridos familiares e atravessarem o oceano em busca de uma vida melhor que sua querida terra já não lhes conseguia oferecer e não abandonaram a Itália, mas a trouxeram consigo.

Neste trabalho também busco esclarecer sobre a questão da cidadania italiana, sua importância, a luta pelo reconhecimento, o aspecto legal, enfim todas as matérias relacionadas com o assunto. Sou historiador como tantos outros que por amor a Itália busco as raízes. Como tantos outros descendentes de italianos sou apaixonado pela Itália. Você está tendo acesso a um material precioso, mas que é custoso de conseguir fazer chegar até você, por isso a importância de preservar e valorizar a memória de nossa "brava gente" que tanto contribuiu na construção de Santa Catarina.

Tenho investido neste trabalho, porque acredito que do passado da nossa brava gente italiana ainda depende o futuro de muitos. Acredito que a Itália reconhece o valor dos seus descendentes. Estou lutando do jeito que posso, porque simplesmente não posso ficar de braços cruzados assistindo nossa história e cultura se perderem no tempo. Assim, junto com tantos outros, estou lutando para preservar, resgatar e divulgar nossa cultura. Lembrando que o caminho da genealogia italiana é quase sempre longo, exigindo paciência e perseverança.

Aproveite para conhecer um pouco da nossa história, nossa gente, nossas belezas naturais e tantas outras curiosidades do povo ítalo-catarinense. Espero que você encontre neste trabalho aquilo que procura.


Alexandro Veronesi