29 janeiro, 2012

OFICIAL: ASSOCIAÇÕES ELEGEM NOVA DIRETORIA DO COMVESC


Depois de acordo realizado no ano passado, se reuniram no sábado, 28 janeiro 2012, no Balneário Rincão, as associações fundadoras do COMVESC, com direito a voto (conforme o estatuto), para a escolha da nova diretoria período de 2012 a 2017.

Os trabalhos foram abertos às 10:30 da manhã, pelo Consultor Veneto, Sr. Itamar Benedet com auxilio de Alessandra Carioni, secretária "Ad Hoc" . As associaçoes fundadoras foram apresentadas por seus presidentes ou representantes legais. Houve algumas manifestaçoes por parte das duas chapas, que foram devidamente registrados na ATA. Após as falas dos candidatos à presidência, houve um acordo para uma chapa de consenso. Permaneceram no recinto, durante a eleição, somente representantes das associações fundadoras. 

Em seguida, aconteceu a votação para o cargo de Presidente e com o resultado de 07 a 05, Fabiola Maria Prado Cechinel foi eleita presidente. Com a aprovação de todos os presentes, José Crepaldi, que ficou em segundo lugar, foi eleito Vice-Presidente. Depois de escolhido o presidente e o vice, foram eleitos os demais cargos. 

A Diretoria eleita para o período de 2012 a 2017 ficou assim constituida: 

Presidente - Fabiola Maria Prado Cechinel 
Vice Presidente - José Crepaldi 
1º Secretario - Ademar Bertan 
2º Secretario - Fiorelo Zanella 
1º Tesoureiro - Pedro Zanette 
2º Tesoureiro - Rosinaldo Nazário 

Conselho Fiscal:
Clelio Biliere 
Franco Gentili 
Antonio Pierini 

Suplentes:
Salvio Castanhetti 
Vanio Spillere 
Antonio Fachin Filho 

A posse acontecerá no final do mês de março ou início de abril após a definição do grupo, que a partir de hoje, estará efetivando os primeiros trabalhos para a convocação de todas as associações fundadoras e aderentes para o momento festivo de posse. Será o início de um longo trabalho em prol da união das associações, trabalhando pela nossa italianidade.

Leia abaixo a entrevista exclusiva da nova Presidente do COMVESCFabiola Maria Prado Cechinel concedido ao blog do COMVESC.

Blog – Fale um pouco sobre seu trabalho pela cultura italiana.

Presidente - Como presidente da ATM de Tubarão e professora de língua e cultura italiana desde o ano de 2000, tenho procurado, dentro do possível, desenvolver atividades culturais, artísticas e educacionais que resgatem um pouco da história da nossa região.
Muitos foram os eventos realizados e os resultados colhidos através da alegria e entusiasmo das pessoas que deles participaram nos deram a certeza de estarmos fazendo a coisa certa.
Para que pudéssemos alcançar ainda mais resultados criamos também um programa radiofônico onde procuramos inovar através de noticias diretas da Itália, de músicas e cantores desta geração misturados aos eternos clássicos como “Roberta”, “Dio come ti amo”, “Champagne” e tantos outros e das inúmeras entrevistas realizadas.
Nestes últimos dois anos fizemos na região um movimento continuo de atividades voltadas à cultura, como os Festivais de Corais da região e da Itália, a “Semana da Cultura Italiana”, que passou a ser Lei Municipal, como também o ensino da língua Italiana nas escolas municipais, como atividade extra-classe.
Nosso interesse maior é o de promover o resgate e a permanência desta cultura trazida pelos nossos imigrantes, que construíram o Estado de Santa Catarina e que hoje é visto por todo país e pelo mundo como o berço da cultura italiana, em especial, o de origem veneta.

Blog – Como chegou a ser candidata a Presidente do COMVESC?

Presidente – Acredito que pelo empenho, dedicação e persistência no meu trabalho para com aquilo que vejo como oportunidade para a Região e para o Estado a maioria das associações fundadoras do COMVESC me conduziram ao cargo.
E, neste momento, aproveito para agradecer a confiança para com o meu trabalho frente a este importante Comitato. Também aproveito para dizer que temos um enorme trabalho pela frente, porém conhecemos o trabalho de cada companheiros de diretoria e sei que teremos excelentes frutos a serem colhidos. 

Blog – Se senti preparada para o cargo?

Presidente – Com certeza. Até porque não se constrói nada sem uma boa equipe. E esta equipe eleita hoje certamente fará um trabalho elogiável por todas as associações que já fazem parte do COMVESC, bem como para as que queremos resgatar e também para aquelas que passarão a fazer parte a partir de agora. 

Blog – Como se sente agora que foi eleita?

Presidente – Com uma grande responsabilidade. Porém, maior que minha responsabilidade é a vontade de fazer o melhor para o COMVESC, ou seja, para todas as associações que estiverem junto conosco.

Blog – O que pretende fazer pelo COMVESC?

Presidente – Há muito o que fazer. Temos um longo caminho pela frente. Muitos são os projetos que tenho em mente e que serão, certamente, adicionados aos dos meus colegas dirigentes.
Porém, o maior objetivo, sem dúvida, será o de aproveitar os bons projetos para o bem da comunidade veneta. Utilizaremos, ao máximo possível, os contatos que temos com a Regione Veneta, com as autoridades italianas e brasileiras, com os Comitatos dos estados vizinhos e os dos países vizinhos, como, por exemplo o da Argentina.
através desta interação e contato, certamente seremos capazes de alcançar todos os nossos objetivos.

Blog – Já tem uma idéia dos trabalhos que deverão ser feitos?

Presidente – Sim. Até porque como secretaria do Comvesc nomeada na diretoria passada, e como presidente da ATM de Tubarão, sei da necessidade de atualização, esta exigida por Lei, de alguns documentos, como por exemplo, o Estatuto.
Também queremos fazer uso dos recursos midiáticos que hoje nos permite contatos rápidos e eficientes, proporcionando quase que de imediato a solução de problemas ou a respostas mais urgentes. Este instrumento que vocês leitores estão utilizando neste momento, será o elo principal de todas as associações.
A implantação de uma gestão condutora moderna e o fortalecimento do COMVESC JOVEM (GIOVESC) complementarão os primeiros trabalhos desta nova diretoria eleita no dia de hoje.

*Por Alexandro Veronesi - veronesiscbrasil@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário