19 dezembro, 2010

LANÇADO OFICIALMENTE O BLOG SOU ITALIANO

Alexandro Veronesi - Criador do blog 


Finalmente depois de um longo período de trabalho, este portal ficou pronto. Este é um trabalho desenvolvido com muita dedicação, amor e carinho para você que é descendente de italianos e amante da cultura italiana. Eu sou descendente de italianos imigrados para o Brasil, simplesmente um jovem que, por amor à Itália, estou buscando as raízes e resgatando a história, pois o chamado do sangue italiano é muito forte em mim. Embora eu tenha nascido no Brasil, amo a Itália como minha terra de origem e aprendi a dar valor as minhas raízes e a não esquecer o esforço e o sacrifício dos meus antepassados, que deixarem a Itália em busca de condições de vida melhor para eles e suas famílias. Fui criado e educado ouvindo as histórias dos meus avós, que me contavam sobre as dificuldades vividas por eles no passado e pelos pais deles na época em que chegaram no Brasil. Falavam-me sobre a mãe Itália, que seus pais e muitos outros italianos deixaram para trás na busca de condições de vida melhor, embarcando em navios com destino à América. 

Acredito que é preciso preservar o passado para aprender a viver no futuro. Preservar a história dos nossos antepassados não é apenas cuidar do que nos foi deixado como herança, também é uma necessidade, porque nosso futuro ainda depende do nosso passado. Nossos antepassados, além de deixar uma vasta herança cultural, também nos deixaram o amor pela Itália e o direito de retomar o vinculo legal com o Estado italiano: a cidadania italiana. Eles vieram para o Brasil com o objetivo de ganhar a vida e depois mais tarde voltar para a Itália e ajudar seus entes queridos, infelizmente não é mais possível realizar o sonho deles, é por isso que considero muito importante poder ajudar os descendentes que dão valor as suas origens a encontrar suas raízes, escrever a história de suas famílias e a conseguir o reconhecimento da Itália. 

O sacrifício e a bravura dos imigrantes não podem se perder no tempo e é precisa ser registrado e contado, porque eles nos deixaram exemplo de vida e determinação. Em honra à memória deles ao sacrifício que fizeram e à coragem que demonstraram, sobretudo para se manterem italianos, busco através deste trabalho: preservar, resgatar, divulgar e contar a história desta brava gente italiana de Santa Catarina, mostrar que ainda “somos italianos” e que somos cidadãos dignos do nosso sangue, dignos de ser tratados com respeito e dignidade, com nossa identidade com a Itália. Nossos pobres avós, bisavós e trisavôs precisaram abandonar sua querida Itália para poder sobreviver, deixando tudo para trás, não posso permitir que o esforço realizado pelos meus antepassados e por tantos outros italianos se perca no tempo. Penso que é preciso dar valor as nossas raízes, por causa dos nossos antepassados, que tiveram a coragem de deixar seus queridos familiares e atravessarem o oceano em busca de uma vida melhor que sua querida terra já não lhes conseguia oferecer e não abandonaram a Itália, mas a trouxeram consigo.

Neste trabalho também busco esclarecer sobre a questão da cidadania italiana, sua importância, a luta pelo reconhecimento, o aspecto legal, enfim todas as matérias relacionadas com o assunto. Sou historiador como tantos outros que por amor a Itália busco as raízes. Como tantos outros descendentes de italianos sou apaixonado pela Itália. Você está tendo acesso a um material precioso, mas que é custoso de conseguir fazer chegar até você, por isso a importância de preservar e valorizar a memória de nossa "brava gente" que tanto contribuiu na construção de Santa Catarina.

Tenho investido neste trabalho, porque acredito que do passado da nossa brava gente italiana ainda depende o futuro de muitos. Acredito que a Itália reconhece o valor dos seus descendentes. Estou lutando do jeito que posso, porque simplesmente não posso ficar de braços cruzados assistindo nossa história e cultura se perderem no tempo. Assim, junto com tantos outros, estou lutando para preservar, resgatar e divulgar nossa cultura. Lembrando que o caminho da genealogia italiana é quase sempre longo, exigindo paciência e perseverança.

Aproveite para conhecer um pouco da nossa história, nossa gente, nossas belezas naturais e tantas outras curiosidades do povo ítalo-catarinense. Espero que você encontre neste trabalho aquilo que procura. 

Alexandro Veronesi 
Presidente Associazione Veneta di Orleans e Regione 
Relações Públicas Associazione Trevisani nel Mondo Sezione di Criciúma 
Membro Conselho Fiscal Efetivo COMVESC (Comitato Veneto Per Lo Stato di Santa Catarina) 
Delegado do MAIE (Movimento Associativo Italiani all'Estero) em Santa Catarina 
Administador dos portais: 
www.comvesc.org.br 
www.maiebrasile.blogspot.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário