03 maio, 2016

CIDADANIA - ONDE ESTÃO E QUANTOS SÃO OS BRASILEIROS NA ITÁLIA.

Vladimir Brito / Helen Ghedin - www.meucontatonaitalia.com

Quando se pensa em mudar de país, é de fato uma difícil decisão escolher a cidade de destino. Lá se vai residir, procurar trabalho, buscar novas amizades, fazer uso dos serviços públicos e privados, usufruir o lazer local, ou seja, construir uma nova vida.

Inúmeras são as variáveis a serem submetidas à avaliação por vezes em pouco tempo e com escassez de informações. Some-se a isso a dificuldade de conciliar as nossas aspirações com uma realidade que desejamos encontrar, bem como alcançar um consenso familiar se vamos embarcar neste projeto com cônjuge e filhos, por exemplo.


Face os ilimitados fatores que podemos elencar sobre os quais iremos tomar uma decisão, pode-se fazer uso da Heurística para o nosso auxílio. A Heurística trata-se de um conjunto de métodos de simplificação de modelos complexos para auxiliar a tomada de decisão. Dessa forma podemos enfim encontrar uma resposta viável, satisfatória, apesar de imperfeita pois será inevitavelmente carregada de vieses.

Um dos métodos mais empregados no nosso dia-a-dia é o conhecido Comportamento de Manada ou Comportamento de Rebanho. Exemplos: entrar numa repartição pública e pegar uma fila sem saber ao certo para que se destina porque vê a maioria pegá-la, ou, ver um grupo parado e olhando para o alto de um prédio e prontamente desviar olhar para o mesmo ponto. São decisões que se toma quando, na dúvida, se segue o que os demais estão fazendo.

Ao se pesquisar sobre morar e procurar trabalho na Itália, cuidado com a opinião alheia dada de forma gratuita e privada de responsabilidade com o ouvinte. Recomendo tomá-la somente como relato do emitente sobre a própria experiência. Principalmente, observe o comportamento pois isso te falará mais sobre a realidade do que o discurso. Pense: se a vida está tão ruim na Itália, porque não voltam para o Brasil ou partem para outro país?

Realizadas estas considerações, apresentamos os dados sobre onde estão e quantos são os brasileiros na Itália.

- Atualmente são 42.587 brasileiros residentes na Itália (computados somente os de cidadania brasileira, excetuados portanto os de dupla cidadania), dos quais 73% são mulheres (31.150) e 27% são homens (11.437).


- Representamos 8,49% de todos os imigrantes na Itália e estamos na 24ª posição em relação ao número de imigrantes residentes. Antes de nós estão os imigrantes (em ordem decrescente) da Romênia, Albânia, Marrocos, China, Ucrânia, Filipinas, Índia, Moldávia, Bangladesh, Peru, Egito, Sri Lanka, Polônia, Paquistão, Tunísia, Senegal, Equador, Macedônia, Nigéria, Bulgária, Gana, Kosovo, e Sérvia.


- As regiões preferidas pelos brasileiros, em ordem decrescente, são: Lombardia (11.935), Lazio (5.510), Veneto (4.555), Piemonte (4.224), Emilia-Romagna (3.355), Toscana (3.302), Campania (1.881), Puglia (1.101), Marche (1.082), Liguria (1.013), Sicilia (811), Abruzzo (719), Calabria (647), Trentino-Alto Adige (615), Umbria (546), Friuli-Venezia Giulia (511), Sardegna (438), Valle d'Aosta (127), Basilicata (118) e Molise (97).


Por fim, algumas recomendações: vá além das opiniões, busque dados sólidos, evidências concretas; lembre-se que a vida é sua e que você é o maior responsável e quem arcará com as consequências, não outros que opinam sem sequer conhecer suas necessidades e projetos. Só temos uma vida e ela deve ser vivida por nós mesmos.

Veja também o vídeo sobre esse tema no nosso canal no YouTube. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário