06 março, 2011

ASSOCIAÇÃO CORAL STELLE ALPINE BUSCA APOIO PARA GRAVAÇÃO DE CDS


jimprensa.portalorleans.com.br

A Associação Coral Stelle Alpine foi fundada a 26 de agosto de 1995, com o objetivo de reunir os amantes do cancioneiro folclórico italiano, o que vem fazendo semanalmente, às quintas-feiras.  Desde 2005 o coral vem realizando o projeto Os (Em) Cantos Italianos de Orleans e Região, que prevê o levantamento das canções folclóricas italianas da região.

 Dentro do Projeto já lançou quatro CDs, o primeiro em 2005 quando comemorou os 10 anos de existência do coral, no ano seguinte lançou o segundo CD, com 16 canções. Em 2007 lançou o terceiro CD com 16 canções e, em 2008, deixou pronto o CD 4.  Os CDs 5 e 6  já estão com o conteúdo definido, falta o trabalho de estúdio.

Conforme a Vicê - Presidente Sueli T. M. Mazurana “O coral  tem contado com o apoio parcial da Prefeitura Municipal de Orleans, a qual, alegando motivos diversos, não tem repassado o valor devido desde 2008, sendo que o coral continuou tocando o projeto, pois o material que ele resgata está na memória das pessoas mais idosas, e perece com elas. 

Assim o coral está endividado, mas não pretende parar. Pede, mais uma vez, que as autoridades do Poder Executivo se sensibilizem, não tratem todos por igual, pois não são.  Por exemplo: Determinado coral precisa de certo valor para pagar seu maestro, mas não tem projeto de CD; outro pode precisar de determinado valor para comprar instrumentos, pagar o maestro e gravar 1 CD; outro ainda, como é o nosso caso, precisa de pagar o maestro que, por causa do tipo de trabalho, é mais caro; precisa pagar a pesquisa e a gravação do CD . “Então, as necessidades não são todas iguais, e as autoridades sabem disso”.

Sueli Continua, “Junto à Câmara de Vereadores o coral obteve o apoio, fazendo a mesma uma indicação para o Prefeito, o qual, reiteradas vezes, queixava-se de não perceber uma forma legal para fazer esse repasse, que deverá ser em forma de subvenção social, diretamente ao coral. 

O que se pleiteia, ao estendermos para Orleans e para a etnia italiana o nosso grito de socorro, é que haja, de uma vez por todas, o repasse justo para as entidades culturais que trabalham, não tanto para uns e nada para outros. Que sejam colocados os critérios e que seja feita a distribuição entre as entidades culturais para que possam sobreviver. Enfim, “que haja consenso e bom senso” encera ela.

Associação Coral Stelle Alpine organiza anualmente a festa Serata Italiana La Bella Polenta, junto com o programa radiofônico italiano Va Pensiero, quando faz o encontro de corais italianos da região, presta homenagens, faz o lançamento oficial dos CDs e confraterniza ao som da contagiante música italiana.

O coral tem se apresentado nos eventos para os quais é convidado com uma dinâmica diferente, que o destaca dos demais corais, e divulga o nome do município seja pela logomarca seja pela presença da bandeira do Município de Orleans que acompanha o estandarte do coral nas apresentações junto com as bandeiras italiana e brasileira. Foram maestros Pedro Bruning e Nilce Bertoncini Alves, e o maestro atual é Evander Gomes. Possui estandarte, hino e traje oficial.

A Diretoria está assim composta: Presidente: Raquel Mattei Inácio; Vice-Presidente: Sueli T. M. Mazurana; Secretário: Valdemar Mazurana e Tesoureiro Gilberto Durante.


Os CDs podem ser adquiridos no seguinte endereço:
Rua João Feldmann, 132 - Bairro Santista
88 870 - 000 - Orleans - SC
com Sueli Tereza Mazzucco Mazurana e/ou Valdemar Mazurana
Podem ser solicitados pelo telefone: 3466 4669 ou pelos e-mails smazurana@gmail.com e/ou vmazurana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário