30 abril, 2016

ÁGUA É GRÁTIS EM ROMA

Por www.voupraroma.com

Em Roma você não precisa gastar com água. Água grátis, boa, fresca e romana!

Na primavera ainda temos temperaturas amenas em Roma, mas quando chega o verão e o calor é realmente muito forte e nada melhor do que poder encontrar pelas ruas água fresquinha e de qualidade. E melhor ainda, grátis!

Lembro-me que no verão em Paris, estava um calor terrível, não dava pra ficar procurando supermercado, pois já me sentia mal de tanto calor e acabei comprando água no primeiro lugar que achei, paguei uma garrafinha de água três euros, só por aí você imagina a economia que fará em Roma!

Depois você aproveita e gasta os euros com vinho nacional! rsrs
NASONE fonte de Roma - FOTO Ana Venticnque
NASONE fonte de Roma – FOTO Ana Venticnque
Vamos falar um pouquinho da história:

Em 1874 o prefeito na época mandou instalar uma série de bebedouros públicos. São feitos em ferro fundido, com uma altura de 120 cm e pesavam 100 kg. Eram chamadas de fontanelle e tinham a saída de água em forma de um dragão com três saídas. Nos anos seguintes o design das pequenas fontes foi modificado e as três aberturas deram lugar a uma única, com o formato de um único cano liso e simples, torto para baixo. Este formato deu origem ao apelido colocado pelos romanos e como as fontes são conhecidas até hoje. Nasone, pois nasone em italiano significa narigão. E se você reparar parece mesmo um nariz…

Mas e aquele bico antigo em formato de dragão?
Ainda existem alguns poucos. Se você tiver curiosidade, podem ser encontrados na Piazza della Rotonda (onde está o Pantheon), na Via di San Teodoro atrás do Fórum Romano e na Via delle tre Cannelle.
FONTANELLA - PIAZZA DELLA ROTONDA
FONTANELLA – PIAZZA DELLA ROTONDA
São mais de 2.000 Nasone espalhados pela cidade. Então vai ser fácil você se deparar com algum.
O melhor é que o fluxo de água no nasone é contínuo, portanto você vai encontrar sempre água fresquinha e potável.

Além destas ainda existem algumas fontes feitas em mármore travertino, chamadas de lupa imperiale, isso porque a água jorrava da cabeça de uma loba feita em bronze. Este tipo de fontes foi instalado nos anos 20/30 e ainda se pode encontrar alguns nos parques de Roma. Ainda em mármore travertino, mas sem a cabeça da loba, tem uma bem em frente a entrada da Piazza San Pietro, e acredito que a água ali deve ser abençoada, linda! Veja quando for a Piazza San Pietro.

FONTANA - ROMA  foto Ana Venticinque
FONTANA – ROMA foto Ana Venticinque
Agora vem a parte cômica…
Já vi muito turista “pagando mico”. Se você não souber como se bebe, naturalmente você vai agachar e com as duas mãos pegar a água e beber e ainda se molhar todo. Errado!  
O nasone(nariz), ou melhor o caninho por onde sai a água tem uma abertura normal por onde você vê a água saindo e em cima se você reparar tem um furinho pequeno. Então você vai tampar a saída da água com o dedo e a água vai sair pelo furinho de cima, como um bebedouro. Fácil de beber e higiênico.
Ou, claro que se você tem uma garrafinha basta encher a cada Nasone que você encontrar.
Bora curtir Roma e caminhar muito….
A água é grátis e vinho quase grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário