30 abril, 2016

ENCONTRO INTERNACIONAL DE ITALIANISTAS E PROFESSORES DE ITALIANO DO BRASIL

O EIIPIB Virtual é um encontro de italianistas e professores de italiano do Brasil, realizado totalmente a distância em meio virtual. Ele conta com atividades síncronas – sobretudo em canais de chat IRC e videoconferência – e assíncronas – principalmente em fóruns de discussão.
Esperamos, por meio do EIIPIB Virtual, conectar professores e professoras de italiano do Brasil, entre si, e com profissionais de todo o mundo, incentivando a troca de experiências, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.
Trocar ideias. Conhecer e fazer conhecer. Pensar e repensar a identidade do professor de italiano no Brasil e do Brasil, bem como sua condição de trabalho, de formação, e o seu papel na sociedade: essa é a grande corda de amarração desse encontro. É, ao mesmo tempo, o principal desafio que o motiva.
A opção por um evento completamente realizado a distância, em meio virtual, está baseada na capacidade notória que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – especialmente aquelas relacionadas à rede mundial de computadores – apresentam no sentido de auxiliar na superação das barreiras de comunicação entre pessoas geograficamente distantes. Nesse sentido, essa opção parece nos cair como uma luva, dada a dimensão do território brasileiro e a distância entre Brasil e Itália.
Cabe mencionar, enfim, que, ao optar pela utilização de canais de chat IRC, estamos nos apropriando, a nosso modo, de uma prática de cooperação produtiva corrente e sedimentada entre cientístas das mais diversas áreas e instituiçoes e entre membros da comunidade global de desenvolvedores de software, em especial, mas não exclusivamente, de software livre. Esses e aqueles, de fato, utilizam os canais de chat IRC há mais de uma década com a finalidade de trocar experiências, informações e conhecimentos, ou seja, de fazer ciência. Com eles, estamos aprendendo.
Acesse: www.eiipib.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário