30 abril, 2016

PROGRAMAÇÃO FESTIVA PARA CELEBRAM OS 140 ANOS DE IMIGRAÇÃO INICIA NA REGIÃO SUL

Iniciou esta semana a programação festiva para celebrar os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Sul do Brasil, em 1877. O primeiro evento foi marcado com uma Sessão Solene, na segunda, dia 25, em Pedras Grandes, berço da imigração. Muitas atividades serão desenvolvidas pelas associações italianas por meio das secretarias estaduais de educação, das Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e fundações culturais. O vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) esteve presente no ato representando a cidade e o Consulado Italiano. Será um ano de comemoração que começou em 28 de abril e vai até 28 de abril de 2017. Visitas de autoridades da região do Veneto, exposições, sessões solenes e um seminário em Veneza são algumas das atividades previstas.
“Um dos objetivos propostos com a realização desse projeto dos 140 anos da imigração italiana na nossa região é o de conhecer, através dos alunos das escolas do Estado e dos municípios, não só a importância das raízes italianas das famílias deles, mas também a importância dos municípios fundados por imigrantes ou para aqueles que contaram com o trabalho destes para o seu desenvolvimento”, explica Fabíola Maria Cechinel, presidente do Comitato Veneto de Santa Catarina.
Frigo também falou sobre a dupla cidadania como reconhecimento da República Italiana a seus descendentes. “É afirmou ser fundamental que as escolas tenham na grade curricular a língua italiana como em Nova Veneza para fortalecer as raízes com os nossos descendentes”.
Ainda nesta semana, na quinta-feira (28), conforme o disposto no § 3° do art. 3° da Resolução nº 009/2016, que institui as Sessões Ordinárias do projeto “Câmara na Escola", os vereadores realizaram, no horário das 9 horas, a 2ª Sessão Legislativa Ordinária na Escola Técnica de Comércio de Tubarão – ETCT/Positivo.
Conforme solicitação do Comvesc foi concedido espaço para falar da programação alusiva aos “140 anos de Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”. No ato, o vereador de Nova Veneza e agente consular Aroldo Frigo Júnior e Fabíola Cechinel, presidente do COMVESC e da Associação Trevisani Nel Mondo de Tubarão mais uma vez enalteceram a importância de difundir a cultura italiana na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário