25 abril, 2016

IMIGRANTES QUE SE INSTALARAM NA COLÔNIA GRÃO PARA SERÃO HOMENAGEADOS

São as famílias: Bressan, Dalazen, Bonin, Bussolo, Cabrini, Colossi, Gazzola, Meneghetti, Seccomanni, Tognon, Coan, Debiasi, Bogo, Bortolo, Echeli, Mattei, Speranzoni, Montagna, Orbem, Pinter, Pizzolatto, Zomer,  Hanoff, Maffei, Bombazaro, Bombazaro, Volpato, Armelao, Coradelo, Rigon, Ballain, Simonetti, Perenzoni, De Picoli, Venzo e Bastiani.

A Colônia Grão Para foi um presente do Imperador Dom Pedro II a sua filha Princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Braganҫa e o Conde d’Eu, Luiz Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans, determinada pela A lei nº 1904, de 17 de outubro de 1870, estabelece o citado dote, transcrito a seguir: "Estabelece para Sua Alteza Imperial, a Senhora D. Isabel Christina e seu Augusto Esposo, nos termos do respectivo contracto matrimonial, um patrimônio em terras nas províncias de Santa Catharina e Sergipe”. Para colonizar as terras escolhidas no vale do Rio Tubarão, Dall’Alba (1986, p.17) descreve no livro Colonos e Mineiros no Grande Orleans “[...] os Condes d’Eu fizeram solene contrato com o Comendador Caetano Pinto Júnior, em 15 de novembro de 1881”,este contrato era para a venda de parte das terras que já constituíam e das que ainda iam constituir o patrimônio dotal.
A pesquisa busca identificar o maio número de famílias possíveis com base em documentos da época da imigração e em livros de histórias da colônia Grão Para, expondo todos os dados encontrados. São as primeiras famílias que se instalaram na colônia e também a lista do Navio Scrivia que trouxe famílias que muito influenciaram no desenvolvimento.
A pesquisa se baseia no Censo realizado em 1894, que registra a entrada dos primeiros imigrantes no final de 1892 e inicio de 1893, e na lista no navio Scrivia, que segundo o Livro Colônia Grão Para, 120 anos de Jucely Lottin, trouxe um grupo de 137 imigrantes que vieram diretamente para Rio Pinheiros no início de 1884, sendo esta, uma leva de imigrantes importante para a Colônia Grão Para.

No dia 11 de junho de 2016, na Edição Especial da Sopa no Pão, com show nacional da cantora Ines Rizzardo, a ASSOVEOR vai homenagear um membro descendente de cada família italiana Veneta fundadora da Colônia Grão Pará e também um membro descendente de cada família italiana fundadora de outras regiões da Itália, que, no caso Colônia Grão Pará, chegaram famílias Venetas e Trentinas. Cada membro da família recebera um certificado que será entregue por uma autoridade italiana. Os descendentes poderão conhecer a história de cada sobrenome da família fundadora neste espaço, com dados sobre a cidade e província de origem, cidadania italiana, fotos e brasões.

Quem deseja colaborar com a história da sua família, pode enviar informações para o e-mail abaixo:


siamo.italiani@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário