21 fevereiro, 2011

ECONOMIA VERDE: PUBLICAÇÃO APRESENTA INOVAÇÕES ETECNOLOGIAS PARA MOLDAR O DESENVOLVIMENTO DO SÉCULO 21



Bright Green Bookmostra 100 casos de destaque mundialem Economia Verde e será apresentado no próximo dia 24, em Brasília.

Brasília, 21 de fevereiro de 2011 – Conciliar o desenvolvimento e a preservação ambiental é, hoje, o grande desafio.O caminho está na chamada Economia Verde, que já movimenta bilhões de dólares mundialmente, com expectativas de atingir 1 trilhão de dólares anuais a partir de 2014, mudando totalmente o panorama econômico vigente, com a inclusão de países como a China, Coréia e África do Sul. A participação da China vem se consolidando como o maior mercado mundial de aquecimento solar térmico e de energia eólica, onde a tecnologia solar já representa 10% de toda energia utilizada, gerando 600 mil empregos.

Mundialmente, há uma corrida em busca de alternativas para atrelar o desenvolvimento a uma economia dinâmica e distribuída. As inovações e tecnologias já são realidade em vários países, inclusive no Brasil. Tanto que, recentemente, os Estados Unidos condicionou a sua recuperação econômica ao desenvolvimento de tecnologias limpas e energias renováveis, estimando que 85% da energia utilizada no país poderá ser oriunda de fontes renováveis até 2035, tendo o Brasil como um dos principais parceiros.

Estas informações estão noBright Green Book, o “Livro Verde do Século 21” , uma publicação com 100 casos de destaque em Economia Verde nos diferentes continentes, que será apresentadapara representações diplomáticas, empresas públicas e privadas e imprensa, no próximo dia 24 de fevereiro, às 14h30, no auditório Sala Nervi, na “Embaixada Verde” da Itália, localizada no S.E.S. Av. Das Nações, Quadra 807 - Lote 30, em Brasília. A iniciativa é do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) e da Agência Brasileira de Investimentos Climáticos, em parceria com a ONU-Habitat, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério das Relações Exteriores, além do apoio do Banco do Nordeste.

A Embaixada da Itália foi escolhida para sediar o evento por ser a primeira "Embaixada Verde" no Brasil. O projeto piloto consiste tanto na experiência regulatória da instalação de painéis fotovoltaicos na Sede, realizada em parceria com a Enel Green Power, CEB e ANEEL, como na utilização de um carro elétrico construído pela Itaipu Binacional e Fiat. Durante o evento, além da publicação, será apresentada a Conferência Rio 2012 - A construção do seu legado e os grandes eventos previstos até 2016, bem como o lançamento pelo Banco do Nordeste do livro “Um Brasil chamado Nordeste”, com dados do potencial sustentável da Região.

“A energia exercerá papel fundamental, uma vez que é pré-condição para o crescimento econômico epara o desenvolvimento”, diz Robson Oliveira, presidente do EUBRA, lembrando que a seleção dos casospara o Bright Green Bookfoi feita por pesquisadores doEUBRA e da Onu-Habitat, levando em consideração a importância do avanço tecnológico e seus impactos na preservação do meio ambiente. Estão sendo examinados cerca de 350 casos em diversos países, onde o uso de tecnologia limpa está dinamizando os setores de finanças, planejamento urbano e desenvolvimento local. Durante a apresentaçãoserãoilustrados vários casos, como por exemploos da China, Alemanha, EUA, Itália e Brasil.

O evento em Brasília é parte de um grande Road show nacional e internacional de preparação para oBright Green Cities - BGC- Rio Global Green Business, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 31 de maio a 3 de junho de 2011. 

Durante o BGC- Rio Global Green Businesshaverá demonstrações e painéis, envolvendo algumas das tecnologias citadas no Bright Green Book, destacando as cidades, países e empresas protagonistas. O evento será um grande encontro entre gestores públicos, grupos financeiros, empresas de tecnologia limpa e infraestrutura, visandopromovere viabilizar financeiramente a implantação dessas tecnologias, bem como as iniciativas das cidades brasileiras e mundiais.

Neste evento será entregue uma edição especial do Bright Green Book para os representantes dos casos indicados. A partir dessa data, o livro ficará disponível no sitewww.brightgreencities.com e em outros sites parceiros para consulta ou download gratuito.

Alguns casos de destaque já indicados para o Bright Green Book


 Organização:
Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - EUBRA
Viviane Farina
+ 55 85 41011676/ 96730406

Embaixada da Itália:
Graziele Frederico
+55 61 8103 6835

Nenhum comentário:

Postar um comentário