04 fevereiro, 2011

GRUPO DA SATC ESTÁ NA ITÁLIA

portalsatc.com

O grupo da Satc participa da parte italiana da quarta edição do Intercâmbio Satc, que tem como objetivo integrar os acadêmicos dos cursos técnicos da Satc e ampliar os conhecimentos da cultura e dos costumes dos participantes. O grupo italiano esteve na Satc em setembro de 2010 (leia aqui: Grupo da Itália chega à Satc).

Os brasileiros ficarão 20 dias na região de Vittorio Veneto e neste período irão conhecer segmentos industriais, comerciais, turísticas e culturais dos italianos. Assim como na parte brasileira do programa de intercâmbio, os alunos e professores da Satc ficarão nas casas dos participantes italianos que estivem no Brasil.

Leia o relatório feito pelo aluno Renan Lazzarin

Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Às 8h da manhã, o grupo de intercambistas se encontrou no lugar usual, próximo à escola, para uma viagem até Verona, que leva cerca de 3 horas. Um pouco depois do início do percurso, o ônibus parou para que Júlia, uma companheira brasileira vivendo na Itália, nos acompanhasse no passeio. O caminho até a cidade turística é repleto de parreirais, que, em conjunto com a natureza privilegiada da região, formam paisagens belíssimas.

Quando chegamos à cidade, ficamos impressionados com a quantidade e a beleza dos monumentos e edificios históricos que ali haviam. O mais grandioso deles, a famosa Arena de Verona, foi construída no auge do Império Romano e podia comportar até 30 mil espectadores, de acordo com o professor de História da Arte que nos serviu de guia.

Segundo ele, originalmente havia um andar sobre os dois que hoje é possível ver e a arquitetura foi toda pensada para o propósito de realização de eventos. Por exemplo, as pedras utilizadas vão diminuindo de tamanho à medida que aumenta a altura, para que se evitasse a pressão. Também priorizou-se a forma de arco, já que, de acordo com a descoberta do povo romano, eles sustentavam maior peso.

Então caminhamos pela zona comercial da cidade, cheia de lojas de grifes famosas, cachorros supimpas e edifícios antigos. Depois de registrar o momento com várias fotos (na maioria absoluta das quais a Maria Eduarda arranjou um jeito sobrenatural de aparecer), fizemos uma parada rápida para compras.

Alguns minutos depois, seguimos o passeio, conhecendo um dos pontos mais famosos da cidade: a casa de Julieta. Lá é onde se encontra a estátua da personagem de Shakespeare, onde todo turista que se preze bate foto colocando a mão na mama direita. Ao lado, havia uma loja especializada, onde todos compraram souvenirs para relembrar a passagem por ali.

Seguimos para conhecer uma outra praça, onde havia uma feira de lembrancinhas e também de frutas, além de várias esculturas impressionantes e de uma fonte. Ali encontramos uma família brasileira provinda do Pará, além de uma loja chamada Lazzari, na frente da qual eu naturalmente bati fotos. Numa rápida parada, o instrutor nos explicou a relevância das obras que ali se encontravam.

Caminhando por uma rua lateral, chegamos a uma igreja suntuosa, mas cuja construção não foi finalizada devido à falta de recursos. Do lado de fora, via-se suspenso o sepulcro de um bispo, que, outrora, exercia uma considerável influência sobre a sociedade.

Numa outra praça, se encontrava a estátua do grandíssimo Dante Alighieri, escritor do clássico "A Divina Comédia". Um pouco mais à frente estavam enterrados os membros da família mais poderosa de Verona em tempos passados.

Uma nova parada para compras foi feita numa loja de roupas. Ao comprarmos uma refinada gravata italiana, eu e o Eduardo fomos abordados pela vendedora sobre nossa origem. Ao respondermos que provinhamos de Santa Catarina, no sul do Brasil, fomos surpresos com um exclamativo "Ma é un bel posto, caspita!".

Conforme acordado com o grupo, logo depois, nos dirigimos a uma pizzaria. A comida era boa, mas o design da cadeira e dos talheres era bastante intrigante e garantiu boas risadas. Caminhando pela borda do rio até chegar à ponte, pudemos bater várias fotos da paisagem deslumbrante, além dos carrões que, para nós, são raros.

Depois de concluída essa segunda parte do passeio, fomos liberados por uma hora para compras. Depois de várias demonstrações de caipirice que incluíram fotos na saída de uma loja de óculos escuros, eu, Henrique e Eduardo nos juntamos ao grupo para uma última visita.

Dessa vez, fomos a uma fortaleza que pertencia a já citada família influente. Tornando ao local onde havíamos descido no início do dia, batemos uma foto na escadaria e voltamos a casa. Ainda que fossem apenas 16h, logo o céu escureceu e aproveitamos para recarregar as energias no ônibus. Pontualmente às 19h chegamos a Vittorio Veneto e retornamos às famílias.

Renan Lazzarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário