11 fevereiro, 2011

“EMBAIXADA VERDE”: UMA CONTRIBUIÇÃO ORIGINAL AO DEBATE SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL


ambbrasilia.esteri.it

Considerando o potencial brasileiro para aplicação da energia solar, a Embaixada da Itália, no início de 2010, decidiu implantar o projeto “Embaixada Verde”, que se encaixa no âmbito do mais amplo programa “Farnesina Verde” lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália. 

De acordo com as necessidades energéticas foram instalados painéis fotovoltaicos na sede da Embaixada em Brasília, com caráter de projeto piloto quanto á sua ligação á rede de distribuição local. 

Em parceria com a Enel Green Power, a Companhia Energética de Brasília CEB, a Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL, a Fiat e a Itaipu Binacional o projeto pretende incrementar ainda mais a colaboração científica e tecnológica entre os dois países, que há tempo apresenta excelentes resultados. A parceria se estende aos aspectos regulatórios pois o projeto envolve um modelo de troca de energia entre a Embaixada e a CEB que constitui algo inovador para o mercado brasileiro. 

A Embaixada da Itália em Brasília será, portanto, a primeira sede diplomática no Brasil a utilizar energias renováveis em seu fornecimento energético. Para promover a discussão sobre esse projeto e seus aspectos técnicos e regulatórios será realizado o seminário:
“Embaixada Verde”:
Uma contribuição original ao debate sobre energias renováveis no Brasil

Dia: 09 de fevereiro de 2011.
Horário: 8.30 - 13.00
Local: Sala Nervi, Embaixada da Itália
SES – Av. das Nações, Quadra 807, Lote 30


Complemento:
A Embaixada Italiana em Brasília foi construída pelo famoso engenheiro italiano Pierluigi Nervi, constituindo-se hoje como destino habitual de turistas que visitam a capital brasileira. O projeto Embaixada Verde pretende demonstrar como a instalação de um sistema deste tipo pode ser perfeitamente compatível com todas as exigências arquitetônicas de um prédio como o da Embaixada da Itália.


Para maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário